Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pastilhas de Vidro


Existem diversos tipos de pastilhas de vidro. Vejo muitas pessoas questionando o porque das diferenças brutais de preço entre um tipo e outro, e as vezes variações tremendas dentro de uma mesma linha.O que difere uma pastilha de vidro da outra?
Basicamente temos 2 tipos de pastilhas: as pastilhas de massa de vidro e as pastilhas de vidro cristal. Entre estes 2 tipos de pastilhas, existe um universo de variações e combinações, seja na sua textura, seja na sua aparência, seja nas suas características físico-químicas, seja no tipo de efeito que provoca, enfim, uma infinidade de possibilidades que se renovam a cada dia, fato este que faz com que as pastilhas continuem modernas ao longo dos anos.
Vamos tentar identificar as características mais importantes de cada uma.


Pastilhas de Massa de Vidro:
As pastilhas de massa de vidro são o resultado da mistura de: massa de vidro, resinas e corantes, submetidas a altas temperaturas. Estas pastilhas muitas vezes são chamadas erroneamente de pastilhas de resina. Muito embora tenham resina em sua composição, a matéria-prima principal desta pastilha é realmente o vidro. Para alguns, a resina entra na composição da massa para baratear custos, quando na verdade a sua adição confere às pastilhas, características físico-químicas diferentes, aumentando sua resistência ao atrito e conferindo também maior resistência a riscos e impactos (aumento da tenacidade), muito superiores às pastilhas cerâmicas, por exemplo. Este tipo de pastilha é facilmente reconhecida, pois toda a sua estrutura é do mesmo material, ou seja, a aparência da pastilha é a mesma, sob qualquer ângulo que ela seja vista, seja de frente, nas costas ou até mesmo se quebrá-la, pode-se verificar que a sua estrutura interna tem a mesma apararência da externa.


Características importantes:


  • Possuem grande resistência a produtos ácidos e alcalinos;

  • A cor e o brilho não se alteram com o passar do tempo e nem pela exposição a intempéries;

  • Absorção de água menor do que 0,5%, ou seja, praticamente zero;

  • Não retém sujeira, facilitando na limpeza e manutenção, sem a necessidade de uso de produtos químicos;

  • Coeficiente de dilatação térmica praticamente zero;

  • Isolante elétrico, apresentam condutividade praticamente nula;

  • Alto isolamento térmico, proporcionando conforto ao ambiente interno sem absorção de calor;

  • Versatilidade, com aplicações diversas em ambientes internos e externos, secos e molhados, planos e curvos, sempre apresentando excelente resultado estético;

A Stillo's Reveste comercializa este tipo de pastilha de vidro em várias linhas diferentes, cada uma com uma característica estética diferente, já que a composição é a mesma para todas as linhas descritas a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário